Quem Somos

Nossa História

A entidade foi fundada no dia 11 de maio de 1997, com o objetivo de integração e inclusão dos deficientes físicos na sociedade e José Carlos de Oliveira, o Baixinho, como idealizador do projeto. Tendo contato com outras entidades, viu a necessidade de um lugar onde o deficiente frequentasse, não apenas para passar o tempo, mas que neste local pudesse trabalhar, gerar renda e sentir-se útil para a sociedade. Com ajuda de alguns amigos, dentre eles Adalberto, Edson, José Lenício, Diusaleia Oliver, Bentinho e Demerval, fundou a ADEFILP – Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista.

Passando por várias fases, a entidade começou fazendo pequenos consertos de eletroeletrônicos, confecção de artesanatos em uma pequena sala, depois foi montada uma pequena loja de artesanatos, mas ainda assim, a lojinha não garantia um retorno financeiro que assistisse tanto a entidade quanto seus associados, que foram aumentando conforme o tempo.

Conversando com alguns empresários, José Carlos viu a oportunidade de associar a entidade com uma empresa que já trabalhava no ramo de reciclagem. E aí começou o projeto “transformando lixo reciclável em moeda social” que teve como sede um barracão alugado no centro da cidade. Foi uma oportunidade que gerou mais renda aos associados.

A consolidação do trabalho da ADEFILP no ramo da reciclagem tornou possível a autonomia da entidade, que passou a não trabalhar mais em sociedade. Dentro de muita luta, a primeira prensa, primeiro carro, foram conquistados, tudo isso com o apoio do grupo Lwart/Lwarcel e também da Lutepel, empresas que desde o início doaram seus materiais recicláveis para o projeto e ajudaram a entidade a chegar onde está hoje.

Alguns anos se passaram, e com o apoio do Sr Edenilson Grecca da Lutepel , alguns vereadores do município, secretaria da pessoa com deficiência e governo de estado, foi conquistado o direito de construir uma nova e tão sonhada sede na vila cruzeiro. Com a realização deste sonho, o quadro de associados passou de 20 para 70, a produção aumentou de 17 toneladas para 120 toneladas por mês, além da construção do Centro de Esportes e Reabilitação “José Carlos Oliveira” onde é oferecido tratamento fisioterapêutico, hidroterapia e natação a comunidade.

A ADEFILP agradece a todas as empresas, de pequeno, médio e grande porte que sempre os apoiaram. Foi conquistado algo bem maior do que podia ser imaginado no início. Tudo, com objetivo de incluir e integrar a pessoa com necessidades especiais na sociedade, no mercado de trabalho e lutar para que todos aceitem e respeitem essas pessoas como elas são.

  • Propiciar a convivência e a troca de experiências entre pessoas com e sem deficiência;
  • Estimular a autonomia e a independência das PCDs;
  • Favorecer a discussão e a implantação de ações que facilitem a vida das PCDs;
  • Facilitar o tratamento e a reabilitação de seus associados.
  • Projeto “Transformando Lixo Reciclável em Moeda Social”: pessoas com deficiência; famílias em vulnerabilidade social.
  • Centro de Esporte e Reabilitação: associados da entidade e público em geral.
  • Projeto Atletismo PCD: pessoas com deficiência.
Diretoria
Member Image
Edson Santiago dos Santos
Presidente
Member Image
Antônio Carlos Taioque
Vice-presidente
Member Image
Diusaleia Oliver
1ª Secretária
Member Image
Luiz Fabiano Talarico
2º Secretário
Member Image
Marcos Vinicius Marins
1º Tesoureiro
Member Image
Adalberto Carlos dos Santos
2º Tesoureiro